Abas

sábado, fevereiro 26

Filhos X Pais X Filhos X Pais X Filhos - ciclo sem fim

De modo geral, quando somos pequenos nossos pais nos falam muitas coisas, para ensinar o que é certo e o que é errado, algumas frases são aquelas típicas "não coloque o dedo na tomada", "não fale com estranhos na  rua", "não aceite doces na escola" etc. Muitas que levamos para sempre e que provavelmente falaremos aos nossos filhos, já que dificilmente mudam, uma vez que são valores que carregamos para sempre.

Uma dessas frases típicas e sobre a qual pretendo tratar em particular é aquela em que nossos pais dizem "primeiro o dever, depois o lazer" - nesta frase está embutido nela o valor de que precisamos ser responsáveis e, que se queremos crescer na vida precisamos estudar e trabalhar para depois poder usufruir disso.

Bom, o fato é que percebi uma certa mudança nesse valor - pelo menos aqui em casa - pode soar estranho, mas é assim que vejo; sem dúvida posso estar errada, mas aconteceu um fato essa semana que me fez pensar sobre isso.

Antes de tudo, preciso dizer que desde pequena sempre fui um tanto quanto lerda para aprender as coisas, de modo que sempre tive de estudar para conseguir manter boas notas ou, pelo menos, notas "para passar". O que eu quero dizer é o seguinte: não sou daquelas pessoas que só de escutar o professor, pronto aprendi - necessito sempre ler e reler para assimilar bem o que foi ensinado. Sabendo disso, em semana de provas, eu não estou pra ninguém, a não ser para os estudos. Tenho consciência de que meus pais trabalham duro para me dar um estudo de qualidade e esta é a maneira que encontro para retribuir um pouco de tudo o que eles têm (ainda preciso me acostumar com a nova gramática) tem me proporcionado.

Essa semana recebemos um convite de casamento - seria ótimo se não fosse bem no meio das minhas provas. As Faculdades Integradas Rio Branco tem um esquema de tentar colocar as provas começando sempre na quinta-feira e terminando na quarta-feira para que possamos ter o fim de semana para estudar e relaxar. Bom, o casamento será em outra cidade, e, sendo ele no meio das minhas provas (Sábado e terminando no Domingo de manhã), o mais lógico e RESPONSÁVEL com certeza é eu me privar desta festança para me preparar para as provas (que não vão ser fáceis), porém, meus pais não entendem isso. Com certeza fico muito feliz em saber que eles fazem questão de minha presença junto a eles, mas não vai dar para eu ir junto, não desta vez.

A bíblia -  o livro mais sábio e bem escrito que conheço - diz:


"Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
"para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Realmente não sei se estou os desrespeitando quando tento argumentar, mas gostaria que considerassem meu lado.

Não mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário